Por Alexandre Oliveira
A AADAP – ASSOCIAÇÃO DE ÁRBITROS DESPORTIVOS DO ALTO PARANAÍBA, sediada em Patos de Minas MG, emitiu na tarde desta terça-feira (30) uma Nota de Repúdio contra atos de violência praticadas contra a arbitragem do seu quadro, na partida realizada no dia último dia 27 no estádio Marcondes Gontijo de Melo “Marcondão” na cidade de Tiros MG, válido pela fase Quartas de Final da 17ª COPA AMAPAR SICREDI 2024. A partida foi disputada entre o Tirense FC e o Sparta EC da cidade de São Gotardo.
No primeiro jogo em São Gotardo o Tirense havia vencido pelo placar de 1 a 0, resultado que lhe dava a vantagem do empate no jogo da volta diante da sua torcida. O Tirense abriu o placar aos 25 minutos com Elvinho marcando de cabeça. Aos 50 minutos Tiago Mineiro cobrando pênalti incontestável de Vilmar em Pituinha, empatou para o Sparta. Os canais TJota TV e Positiva FM São Gotardo, transmitiam a partida pelo Youtube e até este momento, os comentários eram “de uma boa arbitragem”. No segundo tempo aos 12 e aos 21 minutos, novamente Tiago Mineiro voltou a marcar, fazendo um placar que dava a classificação ao Sparta. Um dos auxiliares foi atingido por latas arremessadas pela torcida do Tirense. No decorrer da partida, aconteceram três lances polêmicos reclamados pelo Tirense, sendo um deles um gol corretamente anulado. No segundo lance de grande polêmicas duas possibilidades de pênaltis ocorreram no mesmo lance, que não foram consideradas faltosa pela arbitragem. Esse fato gerou grande descontentamento, inclusive com a tentativa de agressão ao mesmo auxiliar, por parte de um dos membros da diretoria do Tirense. A partida se encerrou aos 79 minutos do segundo tempo com várias paralisações, inclusive com intervenção da Policia Militar. Segundo a Nota de Repúdio, “medidas administrativas e judiciais serão tomadas, para que os responsáveis sejam punidos”.
A AADAP realiza um grande trabalho nas arbitragens de diversos campeonatos em toda região de Patos de Minas. Entre os maiores estão a COPA AMAPAR e o CAMPEONATO REGIONAL DE PATOS DE MINAS. Seus árbitros estão em fase de renovação e em fevereiro deste ano, passaram por um treinamento de aprendizado/reciclagem comandada pelo ex-árbitro Joel Tolentino da Mata Júnior FMF/CBF. Seus árbitros são personagens de extrema importância nas competições regionais pois sem eles, ficariam inviáveis para os clubes do futebol amador, uma vez que teriam que trazer árbitros de outras associações e até mesmo da FMF, com custo bastante elevado e sujeitos aos mesmos erros.
A arbitragem brasileira vive um momento de críticas com muitas falhas apresentadas em diversos jogos das competições a nível nacional. O próprio presidente da CBF Ednaldo Rodrigues afirmou que “há ‘pertinência’ nas críticas de clubes e treinadores, mas que a atuação de árbitros e comissões também é usada como desculpa pelo ‘insucesso’. “A entrevista foi concedida ao UOL. De acordo com Ednaldo, “a arbitragem sempre vai estar presente entre questionamentos, o que faz parte da cultura do futebol no mundo”.
Os erros de arbitragem ficaram ainda mais evidentes após a utilização do VAR e no caso do futebol amador, das diversas transmissões por streaming. Vale ressaltar que nos casos das transmissões por streaming, elas não tem e não podem ter nenhum decisão ou interferência sobre a arbitragem.
No caso ocorrido, o CANAL EX publicou um vídeo no seu canal no Youtube, com as polêmicas do jogo. Para isso foram utilizados imagens dos dois canais que transmitiam a partida, editor de vídeo, edição de fotos e até mesmo ampliação de imagem para tentarmos tirar as conclusões. O árbitro no calor do jogo tem cerca de 2 a 3 segundos para decidir sobre um lance.
Erros no futebol sempre existiram e continuaram existindo. Treinadores, jogadores, árbitros, narradores, comentaristas e repórteres. Todos erram! E todos sabem que serão alvo de criticas, afinal o futebol é a mexe com a paixão dos brasileiros. O que não pode ser aceito de forma alguma são ofensas, agressões ou qualquer outro tipo de ameaça ou violência.