Por Alexandre Oliveira
A Copa Amapar Sicredi 2024 chegou a sua fase Final com Bluec FC da cidade de Tiros e o Paranaíba EC de Carmo do Paranaíba disputando o título da temporada. Trinta e duas equipe começaram a competição e a cada fase disputada, várias foram ficando pelo caminho. O Bluec, fundado em 2015, disputa pela quarta vez a competição e busca além do seu primeiro título regional, um título para a cidade de Tiros, que apesar de nos últimos anos montar grandes equipes com o tradicional Tirense e o próprio Bluec, não conquista deste 1993, quando o Tirense se sagrou campeão do Campeonato Amador Oficial, promovido pela LPD. Já o Paranaíba EC, fundado em 1917, é o maior ganhador de títulos da Liga Patense de Desportos (sendo o atual campeão Regional 2023) e busca o tricampeonato da Copa Amapar (20/21, 2022).
Na tarde deste sábado(25), as duas equipes se enfrentaram no estádio Marcondes Gontijo de Melo “Marcondão” em Tiros, diante de um grande público, buscando abrir vantagem para a partida decisiva no próximo sábado 01/06 em Carmo do Paranaíba. Os dois treinadores, Lucas Braço do Bluec e Haender Fernandes do Paranaíba vieram com esquemas parecidos, apostando no 4-4-2 e na velocidade e habilidade dos seus atacantes. Porém o que se viu no jogo foram os defensores levando vantagens sobre os principais nomes do jogo. Gabriel Tota e Felipe Mendes do Paranaíba, não tiveram espaços enquanto Paraíba, Macapá e Juninho Arcanjo também não conseguiram atingir os objetivos do treinador e dos seus torcedores.
A bola rolou e a primeira finalização com maior perigo aconteceu com o Bluec, após cobrança de falta de Juninho Arcanjo, a bola sobrou para Felipe Pego que finalizou pra fora. Aos 11 minutos os dois goleiros foram exigidos, com Bernardo rebatendo um chute de fora da área e no contra-ataque, Hugo fazendo grande defesa no chute de Pablo. Aos 20 minutos Bernardo cobrando pênalti cometido por Tiago X em Paraíba, bem marcado pelo árbitro José Mozart da Silva, abriu o placar para o Bluec. Aos 32 minutos Tiago X recebeu de Gabriel Tota e chegou a marcar. O árbitro anulou o gol, seguindo o seu auxiliar que sinalizou impedimento. O lance foi duvidoso e analisando as imagens para montagem do compacto do jogo, apesar da posição da câmera não ser a ideal, mas parece que o jogador Del dava condições à Tiago X. Lance bastante ajustado. (veja o lance no compacto do jogo em nosso canal do youtube “TV CANAL EX”
E aos 42 minutos, Gabriel cobrou falta na ponta esquerda e a bola sobrou para Tiago X, que com oportunismo empatou a partida.
O segundo tempo começou sem alterações. Logo aos 2 minutos, Ricardo Biquinha se chocou com Igor Paulista, contundiu sendo substituído por Max. O Bluec buscou mais o ataque e o Paranaíba jogava nos contra-ataques. O goleiro Bernardo do Paranaíba fez uma defesa sensacional ao defender com o pé, um chute cara a cara de Paraíba. BLUEC 1 X 1 PARANAÍBA.
A equipe EXPLOSÃO DO RÁDIO transmitiu a partida através do YOUTUBE/TV CANAL EX, com Alexandre Oliveira e João Batista e elegeu o volante JONATHAN ANDRADE do Paranaíba como o DESTAQUE SICREDI.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado 01/06 as 15 horas, no estádio João Luiz de Carvalho em Carmo do Paranaíba. A expectativa é da presença de grande público. Quem vencer fica com o título. No caso de novo empate o campeão será conhecido nas penalidades máximas.
Assista o compacto do jogo com edição dos lances polêmicos.