Por Alexandre Oliveira
A AADAP – Associação de Árbitros Desportivo do Alto Paranaíba, com sede em Patos de Minas, no início da tarde desta terça feira, emitiu uma “Nota de Esclarecimento”, sobre o polêmico acontecimento no último sábado(27), no estádio Otacílio Mundim na Lagoa Formosa, na partida envolvendo as equipes do Santa Cruz e do Granja Barreiro Celebridades, pela primeira rodada do Campeonato Regional de Patos de Minas, promovido pela LPD – Liga Patense de Desportos.
Aos 30 minutos do primeiro tempo, aconteceu um lance bastante inusitado. O meia Whilker do Santa Cruz ao cobrar o tiro de meta, parece ter esquecido a regra e tentou sair jogando. Ao ser apertado pelo atacante Yan Roger, ele mesmo deu o segundo toque na bola antes de receber a falta por trás. O árbitro José Mozart da Silva marcou pênalti, que gerou uma grande polêmica. Yan Roger cobrou aos 34 minutos e marcou o único go da partida. SANTA CRUZ 0 X 1 GRANJA BARREIRO/CELEBRIDADES.
Segundo a regra 16 do futebol “Tiro de Meta”, neste caso o Árbitro deveria ter marcado Tiro Livre Indireto e não a penalidade máxima, como ocorrido e que acabou por interferir no resultado da partida. Veja a nota assinada por Silvio Monteiro Braga, diretor de arbitragem da associação.
A ADAAP vem prestando importante trabalho ao futebol amador de Alto Paranaíba e vem buscando aprimorar o seu quadro, com treinamentos e reuniões. O árbitro envolvido no acontecimento é um dos mais experientes do quadro e vem fazendo grandes trabalhos, todavia foi pego em um lance menos casual em uma partida de futebol.
Mas como fica a situação do Santa Cruz, derrotado na partida por esse lance irregular?
O Art. 259. do CBJD em § 1º cita “A partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito relevante o suficiente para alterar seu resultado. (AC). “. Neste caso cabe ao Santa Cruz atender todos os requisitos necessários e entrar com um recurso pedindo a anulação.
VEJA O POLÊMICO LANCE NO COMEÇO DOS GOLS DA RODADA: (Imagens PORTAL AO VIVO)