Por Alexandre Oliveira
Corrigindo uma informação que publicamos em nossa matéria do último domingo sobre a primeira partida da final do Campeonato Regional da Liga Patense, “Em campo o Tirense campeão de 1993, que vem em busca do seu segundo título nas competições da Liga Patense. Do outro o Ouro Verde de Arapuá em busca do seu primeiro título e chegando pela segunda vez consecutiva na final da competição.” Após recebermos contatos de uma pessoa ligada ao Ouro Verde, fomos atrás das informações para confirmamos uma conquista do “Abelhão” de Arapuá em 1999 de um campeonato promovido pela Liga Patense, a Taça Patos.
Como ainda não estávamos na cobertura do futebol da região nesta ocasião, conversamos com várias pessoas para entendermos essa situação, uma vez em nossa fonte anteriormente pesquisada, havia a informação de em 1999 não foi realizado campeonato Amador e que o Olaria foi o campeão Regional daquele ano.
De 1956 a 2003 foram disputados as várias edições do Campeonato Amador, uma competição promovida pela Liga Patense que era oficial. A competição tem o Mamoré como seu maior campeão, tendo conquistado 06 títulos. O Tirense conquistou a edição de 1993.
De 1983 aos dias atuais estão sendo disputadas as edições do Campeonato Regional e durante o período de 1983 a 2003 as duas edições eram disputadas durante o ano. O Campeonato Amador, somente com clubes filiados a Liga e o Campeonato Regional incluindo a participação de equipes convidadas. O Paranaíba do Carmo é o maior campeão da competição com 7 títulos conquistados.
Em 1999 o Ouro Verde conquistou a Taça Patos, uma competição promovida pela Liga Patense, tendo assim um título em sua história ao contrário do que informamos.
A Taça Patos atualmente é disputada a nível municipal na cidade Patos de Minas e nesta temporada ela proporcionou o direito das equipes do Vítor Películas (que fez parceria com o Celebridades) e do JBS/Patos de disputarem o Campeonato Regional.
Portanto as duas equipes que fazem a grande final do campeonato Regional de 2022 no próximo sábado, as 15 horas no estádio Antônio Albino de Moura em Arapuá e que terá a transmissão da TV CANAL EX/ELEVEN SPORTS, a campeã estará somando a conquista de mais um título das competições da Liga Patense em sua história.
Imagens enviadas Almir Silva
Fonte: AG ESPORTE